(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Tecnologia Cad/CAM há mais de 30 anos na Europa, agora no oeste catarinense


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Tecnologia Cad/CAM há mais de 30 anos na Europa, agora no oeste catarinense

O CAD/CAM está sendo usado por mais de 25 mil dentistas em 50 países ao redor do mundo, desde 1985 já foram produzidas aproximadamente 20 milhões de restaurações em 8 milhões de pessoas, comprovando a eficácia do sistema a longo prazo. Toda essa tecnologia elimina várias etapas no tratamento, fazendo com que as lentes dentais sejam cada vez mais desejadas.

O que são as Lentes Dentais?

São lâminas de porcelana extremamente finas, cimentadas ao dente, necessitando de pouquíssimo ou nenhum desgaste, reconstruindo sua forma ideal. Atualmente elas são o que há de mais sofisticado em termos de estética dental e deixaram de ser exclusividade de artistas de capas de revistas e novelas.

Essa tecnologia está em seu segundo ano em Chapecó e região através do Dr. Plínio, ou seja, o mesmo tratamento estético com Lentes Dentais, feitas pelos grandes nomes da odontologia em São Paulo e Rio De Janeiro, disponível em nossa cidade, conhecimento adquirido por Dr. Plínio nos melhores cursos nacionais e internacionais.

Como é realizado o tratamento com Lentes Dentais no CAD/CAM?

É retirado fotos do sorriso do paciente e feito um planejamento digital, onde se pode saber quais as medidas ideais que cada dente deve ter. Depois disso é escolhido, juntamente com o paciente, um tamanho e formato de dentes naturais, realizando então um “mockup”, lentes provisórias em resina que são colocadas na boca podendo assim visualizar o resultado. Com o mockup aprovado é feito o escaneamento e produção das lentes através do CAD/CAM.

O scanner bucal (CAD) copia o dente, passando do real para o virtual, os dados são processados e a partir das imagens tridimensionais obtidas faz-se o desenho do dente no computador por um CAD Design, podendo prever com precisão os ajustes de mordida e oclusão. Após este processo, a fresadora (CAM) esculpe em um bloco de porcelana o dente desenhado, levando em média 8 minutos na fabricação.

São resistentes?

Quando cimentadas aos dentes naturais, as lentes formam uma camada sólida, forte e duradoura, chamada de "bloco único", sendo praticamente impossível quebrar ou soltar alguma lente. Por serem confeccionadas em porcelana se mantém sem alteração de cor e forma.

Necessitam de cuidados e manutenção periódicos?

Quem usa lentes dentais pode levar uma vida normal e se alimentar sem qualquer restrição. A manutenção e higiene são iguais aos dos dentes naturais, o paciente deverá escovar e passar o fio dental normalmente, comparecendo às consultas odontológicas periódicas.

Em quais situações são indicadas?

Dentes escurecidos, desgastados e muito pequenos, desalinhados e dentes com espaços entre eles (diastemas).

Dr. Plínio Kleinschmitt

Cirurgião-Dentista - CRO/SC 14537

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados