(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Planejando a gravidez?


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Planejando a gravidez?

Para muitas mulheres a notícia da gravidez vem repentinamente e nem dá tempo de pensar em engravidar, mas há casos em que a mulher ou o casal se programa bastante para ter um bebê. Às vezes nem sabe que são necessários alguns cuidados para se ter uma gestação saudável. Por isso, o planejamento de uma gravidez pode incluir vários fatores, desde consulta médica, exames até preparação psicológica do casal, já que em alguns casos, a gravidez pode demorar a acontecer e até mesmo não acontecer de uma forma natural.

O casal ou a mulher quando decide engravidar, deve começar com uma visita ao ginecologista, este é o ponto de partida, antes mesmo de interromper o método contraceptivo. É importante saber se a saúde está em dia para que tudo corra bem durante a gestação. Exames pré-concepcionais podem ser necessários tanto para a mulher quanto para o homem. Às vezes, quando se planeja uma gravidez, o resultado pode vir rápido e de forma simples, mas há casos em que mesmo com toda essa preparação, o tempo pode se arrastar por meses e em certas situações até mesmo alguns anos. Por isso, ao procurar o ginecologista, ele atribuirá um prazo para que a gestação ocorra de forma natural antes de se prosseguir investigação com outros exames para o casal.

Preparar-se para uma gravidez também inclui o fator psicológico. Muitas mulheres ficam extremamente ansiosas nessa fase da vida. E essa ansiedade pode até mesmo fazer com que o ciclo atrase ou adiante. E em alguns casos chega a atrapalhar a sincronia de um casal, por essas e outras razões que é hora de entrar em cena o psicólogo. Esse profissional pode auxiliar, não com medicamento, mas apenas o fato de te ouvir e aconselhar já ajuda muito.

Outros cuidados que o casal que está planejando a gravidez deve tomar são:

• Evitar cigarro, álcool em excesso e outras drogas

• Praticar atividade física

• Manter uma alimentação saudável

• Tente estar no seu peso ideal antes de engravidar

• Dormir pelo menos 8 horas por noite

• Não usar cuecas apertadas

• Tomar bastante líquido

Tenha certeza de que vale a pena tomar tantos cuidados, gerar uma vida não tem preço! Ainda mais quando se é desejado, planejado e feito com muito amor. Se você teve uma gravidez não planejada também deve ter cuidados, assim que detectar deve ir ao médico para iniciar o pré-natal. Saiba que o quanto antes verificar a sua saúde e levar uma gravidez tranquila, melhor.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO É FUNDAMENTAL SEMPRE!

Dra. Cristhianni C. Costa

Ginecologia e Obstetrícia

CRM/SC 20453 | RQE 11700

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados