(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Check-Up Renal


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Check-Up Renal

Os rins são órgãos vitais, não só por serem responsáveis pela formação da urina e excreção de catabólitos formados durante o metabolismo, mas também por possuir função endócrina e reguladora, mantendo a homeostase e o controle da osmolaridade plasmática e urinária. Por essa razão, qualquer comprometimento de sua funcionalidade deve ser identificado o mais rápido possível, a fim de se evitar complicações mais severas.

A doença renal é caracterizada pelo comprometimento direto dos néfrons (unidades funcionais dos rins responsáveis pela filtração e formação da urina) ou como consequência de patologias do sistema urinário inferior, que se não tratadas adequadamente levam ao comprometimento renal, a doença renal pode ser assintomática nos estágios iniciais.

Entre os principais fatores de risco para essa doença estão hipertensão arterial e diabetes mellitus, além de histórico familiar ou pessoal de doença renal. A presença de sangue e/ou proteína na urina no exame de rotina deve ser melhor avaliado considerando-se que pode ser a única manifestação inicial apresentada por doenças renais graves.

A avaliação da função renal é de extrema importância na prática clínica, tanto para o diagnóstico quanto para o prognóstico e monitoramento das doenças renais. Neste contexto, os biomarcadores renais (exames laboratoriais) são de grande importância, uma vez que a maior parte das doenças renais só se manifesta clinicamente quando mais de 50% a 75% da função renal já está comprometida.

O check-up renal é uma avaliação realizada pelo médico nefrologista através de exames laboratoriais, visando principalmente a detecção de doenças renais insipientes. O diagnóstico precoce de doenças renais, associado ao adequado manejo terapêutico reduzem a progressão da perda de função renal para estágios mais avançados, assim como diminuem as complicações cardiovasculares, frequentemente associadas a esta patologia.

Nefron Consultório Médico

Dra. Katia R. T. Bugs

Nefrologia e Clínica Médica

CRM/SC 10375 RQE 5333

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados