(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Recursos estéticos empregados no tratamento da Lipodistrofia Localizada


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Recursos estéticos empregados no tratamento da Lipodistrofia Localizada

Com a proximidade do verão, estar em dia com a estética corporal é um dos principais desejos que motivam homens e mulheres a buscarem diferentes recursos para garantir uma aparência satisfatória.

Entre as principais disfunções estéticas, a lipodistrofia localizada é a afecção que ganha destaque no que tange diversos recursos terapêuticos existentes. Representada pelo desenvolvimento excessivo de adipócitos (células armazenadoras de lipídeo) em regiões corpóreas definidas, e responsável por caracterizar os diferentes biotipos corporais, a gordura localizada não representa apenas uma preocupação estética, mas traduz uma condição de saúde.

Atualmente, além da importância exercida pela alimentação saudável e a prática de atividades físicas, recursos estéticos cientificamente desenvolvidos auxiliam na diminuição dos indesejáveis panículos adiposos. Entre os principais tratamentos estéticos capazes de promover a diminuição da adiposidade localizada, destacam-se:

Ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU): caracterizada pela emissão de ondas ultrassônicas em frequências determinadas a técnica, também conhecida como lipo sem cortes, promove lise na membrana dos adipócitos, por meio de efeitos mecânicos, causando a destruição celular e impedindo o armazenamento de triglicerídeos (forma na qual a gordura é armazenada no interior das células). Além disso, observa-se um aumento da temperatura local que promove uma vasodilatação e melhora do fluxo sanguíneo, contribuindo para a metabolização tecidual.

Intradermoterapia: a técnica originalmente francesa tem por objetivo promover a lipólise (liberação de ácidos graxos do interior dos adipócitos para serem convertidos, pelo organismo, em energia) por meio de compostos aplicados diretamente no tecido subcutâneo. Entre as substâncias com ação lipolítica destacam-se a cafeína, a iombina e o desoxicolato de sódio. São utilizadas ainda substâncias com ação antioxidantes e transportadores de lipídio, como a L-carnitina, que facilita a oxidação lipídica.

Criolipólise: moderno recurso para tratamento de adiposidade localizada, consiste no resfriamento do panículo adiposo a temperaturas em torno de -5⁰C a -15⁰C promovendo, dessa forma, morte dos adipócitos por apoptose e consequente redução da adiposidade subcutânea localizada.

Carboxiterapia: o princípio dessa técnica consiste no estímulo da lipólise por liberação de catecolaminas que promovem a ativação de receptores localizados nos adipócitos que estimulam, por sua vez, a hidrólise dos triglicerídeos armazenados no seu interior. O resultado é a diminuição do volume celular e consequentemente a redução da gordura subcutânea.

Terapia por ondas de choque: corresponde a uma das mais atuais técnicas para tratamento de adiposidade localizada que tem por objetivo atingir o tecido adiposo e promover, por meio de energia mecânica de grande potência, rupturas dos adipócitos. Além disso, o recurso induz a liberação de fatores de crescimento que estimulam a circulação local e promovem uma melhora na elasticidade e revitalização térmica, podendo auxiliar em casos de flacidez.

Uma grande diversidade de técnicas vem sendo empregada no tratamento de gordura localizada e a associação de alguns recursos garantem resultados muito satisfatórios. Porém, cabe ressaltar a importância de uma criteriosa avaliação para que os melhores resultados sejam obtidos por meio da seleção correta dos recursos e indicação de tratamentos de forma individualizada, levando em consideração características únicas de cada indivíduo.

Gran Vittá Centro de Saúde e Estética Avançada

Clínica Corpore Sano centro Integrado de Saúde, Emagrecimento e Beleza

Franciele Zanol

Biomédica Esteta - CRBM 0581

• Especialista em Biomedicina Estética • Especialista em Microbiologia Clínica • Mestre em Biotecnologia

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados