(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Livrando traumas com Terapia EMDR


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Livrando traumas com Terapia EMDR

• O que é EMDR?

O EMDR (Eye Movement Dessensibilization and Reprocessing - Dessensibilização e Reprocessamento Através de Movimentos Oculares) é uma técnica criada nos EUA pela Dra. Francine Shapiro no final da década de 80.

O cérebro do ser humano possui dois hemisférios: O DIREITO onde predominam as emoções e o potencial artístico e o ESQUERDO com as capacidades lógicas e racionais.

Esta divisão cerebral dificulta a sincronicidade entre razão, emoção e ação, influenciando no processamento de informação, ou seja, prejudica o processamento das experiências da vida do indivíduo, que por vezes se tornam difíceis e traumáticas.

O EMDR permite a dessensibilização e o reprocessamento de experiências através da estimulação destes dois hemisférios do cérebro por meio de movimentos bilaterais.

Com o paciente sempre acordado, utilizando movimentos bilaterais de modo acelerado e repetitivo, a terapia EMDR simula no cérebro o que acontece com as pessoas durante a etapa do sono (sono REM). O movimento rápido ocular está presente no cérebro enquanto processa a informação diária e arquiva adaptativamente o passado.

A terapia EMDR é comprovada cientificamente, apresenta resultados concretos, e o método de trabalho é focado em alvos claros e mensuráveis. É reconhecida em sua eficácia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui o selo do National Registry of Evidence-based Programs and Practices (NREPP).

• Que profissional pode aplicar EMDR?

Pode ser aplicada somente por psicoterapeuta (Psicólogo ou Médico psicoterapeuta) capacitado por cursos credenciados em EMDR.

• De que forma ocorre a aplicação do EMDR?

A técnica é estruturada por um protocolo de 8 fases aplicado para cada memória alvo. O profissional inicia com a investigação e história clínica do paciente, identificando as lembranças dolorosas ou traumas que serão utilizados para montar o Plano de Tratamento. Posterior é realizado a Instalação de recursos positivos e instrução sobre o processamento. O paciente segue/sente/escuta os movimentos bilaterais visuais, táteis ou auditivos que são realizados enquanto se concentra na memória alvo traumática. Estes movimentos são repetidos até que o cliente relate confiança e nível zero de perturbação em relação à memória que está sendo trabalhada, ocorrendo a dessensibilização da lembrança dolorosa ou trauma.

• Quais pessoas podem fazer terapia EMDR?

A terapia EMDR pode ser aplicada em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

• A terapia EMDR mostra-se eficaz em que situações?

Não é necessário que a pessoa possua uma doença ou um trauma. O EMDR é capaz de tratar as mais variadas situações e dificuldades, segue alguns exemplos:

• Traumas;

• Transtornos ansiosos (ansiedade generalizada, Síndrome do Pânico, fobias, estresse pós-traumático, entre outros);

• Lembranças dolorosas / Conflitos emocionais;

• Luto / Medos;

• Dificuldades de aprendizagem;

• Transtorno alimentar / Transtorno de sono;

• Dependência de substâncias;

• Divórcio / Separação;

• Abusos sexuais, psicológicos e físicos.

• Existe contraindicação para EMDR?

Pessoas com quadros psicóticos agudos, epilepsia sem controle medicamentoso ou esquizofrenia possuem contraindicação. Quadros de transtorno borderline, bipolar e outros transtornos de personalidade podem utilizar o EMDR desde que seu psicoterapeuta seja especialista nestes diagnósticos.

Fontes: CARVALHO, ESLY. Ruptura e Reparação. Traumaclinc Edições, 2017.

CARVALHO, ESLY. Cure seu cérebro: Cure seu corpo. Traumaclinc Edições, 2017.

Consultório de Psicologia

Karine Luza

Psicóloga | CRP12/08476

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados