(49) 3621.2810

Você está em: Início  Edições  Pneumonia


Equipe

Revista SOS Saúde
(49) 3621.2810
revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Pneumonia

Pneumonia é uma infecção que acomete o pulmão causando desde quadros leves até necessidade de internação hospitalar. A pneumonia é causada por penetração de agentes infecciosos ou irritantes (como bactérias, vírus, fungos, etc) através das vias aéreas superiores chegando até os pulmões.

Por alguma falha no sistema de defesa, o micro-organismo consegue invadir e se instalar nas vias aéreas respiratórias inferiores, onde encontra região favorável para se reproduzir e deflagrar uma infecção.

No Brasil cerca de 70 mil pessoas morrem ao ano por pneumonia, o que torna essa doença uma das três principais causas de mortalidade, perdendo apenas para o infarto agudo do miocárdio e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O principal vilão por trás desta doença é uma bactéria chamada streptococcus pneumoniae, ou pneumococo responsável por três a cada dez casos de pneumonia.

O que poucos sabem é que atualmente existem vacinas para prevenir tal infecção, a falta de informação tem mobilizado a sociedade brasileira de pneumologia e tisiologia a lançar várias campanhas que focam na divulgação do tema “Pneumonia pneumocócica tem vacina’’

A vacina para pneumonia esta disponível no Brasil em três versões. Uma delas faz parte do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde desde 2010 e é obrigatório a todas as crianças menores de 5 anos. As outras duas integram as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações para Adultos.

As vacinas são indicadas a todas as pessoas com mais de 50 anos e doenças crônicas, principalmente pulmonares ou para toda população com mais de 60 anos.

A prevenção ainda é o melhor método de evitar doenças graves como a pneumonia principalmente nos pacientes mais frágeis. Infelizmente essas vacinas são encontradas apenas nas redes privadas. Administradas através de um tipo de vacina na primeira dose, outra após 6 meses e um reforço após 5 anos se necessário.

É preciso não confundir com a vacina da gripe. A vacinação da gripe tem que ser feita todos os anos independente de você ter tomado à vacina da pneumonia.

VACINA CONTRA A PNEUMONIA

QUEM DEVE TOMAR?

Crianças menores de 2 anos, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais da saúde e gestantes, ou pessoas com condições que predisponham às infecções pneumocócicas.

A VACINA

Obtida a partir de substância purificada da bactéria causadora da pneumonia.

OS BENEFÍCIOS

A vacina protege contra a pneumonia, uma infecção respiratória grave. Em muitos casos precisa de internação, se não tratada adequadamente pode levar a pessoa à morte.

Vamos lá todos juntos combater a pneumonia e reduzir o número de mortos anualmente.

Dra. Claudia Moschen Antunes

CRM/PR 18.809

Pneumologia RQE 21511 - Medicina Intensiva RQE 21510 - Endoscopia Respiratória RQE 21527

Acesse a matéria na revista


(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados