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13/07/2015
Os melhores e piores alimentos para antes de dormir

Comer um lanchinho mais tarde antes de pegar no sono, não é problema algum - na verdade, é super complicado e prejudicial tentar dormir sentindo fome! O problema é quando o lanchinho acaba virando um verdadeiro ataque à geladeira e interferindo na sua dieta e no seu peso.

É possível cuidar melhor desta última refeição do dia e consumir alimentos que deem saciedade e, ao mesmo tempo, não sejam bombas calóricas. Veja quais lanchinhos são super indicados para a hora da ceia e quais são uma cilada para sua alimentação:

Os melhores:

A primeira dica é não consumir uma enorme quantidade de alimentos, que certamente farão a digestão ser mais demorada e prejudicarão o sono.

O nutriente mais importante para consumir durante a ceia é o triptofano, uma aminoácido que está ligado à produção de serotonina, um dos hormônios que ajuda a regular o sono. Confira alguns alimentos que se encaixam nessas duas prerrogativas:

- Sementes, nozes e castanhas: alimentos chamados de oleaginosos são boas fontes de triptofano e não têm muitas calorias. As nozes e castanhas também possuem gordura boa para o coração e para o colesterol.

- Leite com mel: o leite morno ou quentinho antes de dormir é uma receita do tempo da vovó que funciona mesmo, já que o leite também tem bons níveis de triptofano. A temperatura mais quente ajuda a acalmar o corpo e a preparar para o sono. Já o mel, além de deixar o alimento mais docinho, é uma fonte de carboidrato simples que ajuda na absorção do triptofano.

- Alimentos com fibras, como aveia: as fibras ajudam a dar a sensação de saciedade. Quando combinadas com iogurte, por exemplo, que é um derivado do leite, se tornam uma refeição mais completa, com proteínas e triptofano.

- Banana e cereja: as duas frutas são fontes ricas em melatonina, outro hormônio que o organismo produz para auxiliar o corpo a pegar no sono.

- Verduras escuras e abacate: verduras como o espinafre e a couve contém bons níveis de magnésio, assim como o abacate. Durante pesquisas com pacientes que sofriam de insônia, os que consumiram alimentos com magnésio tiveram melhoras na qualidade do sono.

Os piores:

Assim como é indicado consumir alimentos em pequenas quantidades para ter um bom sono, consequentemente é contra-indicado comer demais antes de dormir. Principalmente alimentos muito pesados ou gordurosos, como frituras, carnes vermelhas e queijos muito amarelos.

Confira os alimentos que podem te manter acordada por mais tempo:

- Café, refrigerantes de cola e alguns tipos de chá: o vilão destes alimentos tem um nome bem conhecido - cafeína. Esta substância é famosa por ajudar a espantar o sono, e, por isso, deve passar longe da ceia. Evite, além do café e dos refrigerantes de cola, o chá verde e o chá mate.

- Sorvete: pode parecer uma delícia um sorvetinho antes de dormir, mas não se esqueça de que ele tem alto teor de gordura, demorando a ser digerido pelo organismo. Se estiver com muita vontade, prefira o picolé ao sorvete de massa.

- Pizza: Apesar de ser super tentador comer mais um pedacinho de pizza, este alimento contém bastante acidez, e pode causar um desconfortável refluxo na madrugada.

- Comidas muito apimentadas: a pimenta contém uma substância chamada capsaicina, que tem ação termogênica. Com o organismo mais “quente”, fica mais difícil pegar no sono.

- Bebidas alcóolicas: com moderação, não há problema consumir bebidas alcóolicas tarde da noite. Mas, se não quiser ter seu sono prejudicado, tome cuidado para não exagerar. á está na cama ou se preparando para dormir.

Fonte: yahoo

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