(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Você sabe o que é Melasma?


Notícias
15/09/2016
Você sabe o que é Melasma?

É uma doença dermatológica comum, crônica, adquirida, resultante da hiperatividade dos melanócitos (células da epiderme produtoras de melanina) com consequente hiperpigmentação induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta.

A doença leva à alteração da cor da pele normal, caracterizando-se por manchas acastanhadas, localizadas preferencialmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores. A população mais acometida é a de mulheres numa proporção de 9:1 em relação aos homens. Como a contribuição do componente hormonal é muito grande, as mulheres mais afetadas são as gestantes, bem como as mulheres em tratamento com contraceptivos orais ou reposição hormonal.

A causa ainda é desconhecida, havendo relação com fatores genéticos, hormonais, vasculares, uso de medicamentos, cosméticos, endocrinopatias e fotoexposição.

De difícil controle, o tratamento deve ser contínuo, individualizado, uma vez que a doença é recorrente e refratária, e tem como objetivo a prevenção ou a redução da área afetada com menos efeitos adversos. Os princípios da terapia incluem a proteção contra a radiação ultravioleta, a inibição da atividade dos melanócitos e a retirada do excesso de pigmento da epiderme (parcial ou total). Peelings, luz intensa pulsada, laser e intradermoterapia são alguns dos métodos utilizados no tratamento do melasma.

Clínica Rocha e Franciosi

Dr. Luiz Cláudio O. Rocha Médico | CRM/PR 21263

Daiane M. Franciosi Rocha Fisioterapeuta | Crefito 122297-F

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados