(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Como aumentar a lucratividade do seu consultório ou clínica?


Notícias
14/10/2016
Como aumentar a lucratividade do seu consultório ou clínica?

Aumentando Receitas

Para aumentar a receita do consultório temos duas alternativas: atender mais pacientes ou cobrar mais pelo nosso serviço.

Os profissionais que ainda possuem espaço livre na agenda devem buscar uma maior quantidade de possíveis clientes através de ferramentas de marketing e uma maior conversão e retorno de clientes já existentes. Já os profissionais que possuem agenda bem preenchida, atender mais pacientes no mesmo período de tempo nem sempre é uma tarefa fácil, já que, geralmente, quem presta o serviço é o próprio profissional e, na maioria das vezes, não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Uma boa maneira de atingir alta produtividade é planejar muito bem sua agenda, contar Com uma boa equipe, um software de agendamento com prontuário eletrônico e saber delegar as funções operacionais, que hoje em dia tomam muito tempo. Uma boa política de cobrança para clientes que não comparecem à consulta também ajuda bastante.

Na segunda alternativa, busca-se o aumento de faturamento ganhando mais por cada atendimento. Para os profissionais que possuem uma grande porcentagem do volume de clientes particulares, esta tarefa é um pouco mais fácil, já para os demais, que dependem dos convénios de saúde e os atendimentos particulares representam uma pequena parcela do todo, fica um pouco mais difícil. Para os primeiros, fica evidente que o caminho é buscar sempre o aumento da quantidade de clientes particulares, já que o ganho com os convénios, na sua maioria, é abaixo do que deveria ser. Para os outros, o desafio é avaliar qual a rentabilidade de cada convénio e procedimento, pois muitas vezes só descobrimos que não lucramos com determinado convénio após anos de atendimentos, já que muitos procedimentos dão prejuízo ao profissional credenciado. Se o objetivo é elevar o valor de cada consulta, o único caminho é valorizar o seu serviço, não esquecendo que seu cliente deve perceber e reconhecer esse valor, já que será maior que a concorrência.

Diminuindo Custos

Cortar custos é o caminho com ganhos mais visíveis, pois o resultado é quase sempre imediato, diferentemente das técnicas que visam o aumento de receitas. Portanto, diminuir despesas é a solução mais rápida para aumentar a lucratividade. Em qualquer empresa que não possui o costume de realizar um controle rigoroso, podemos cortar de 10 a 20% dos custos imediatamente, sem impactar na qualidade do serviço. Este benefício só é atingido se o profissional ou empresa fizer um bom controle de custos, alimentar e gerenciar o fluxo de caixa, calcular o ponto de equilíbrio e, o mais importante, nunca misturar as despesas pessoaiscomasdo negócio.

Uma bela estratégia para auxiliar na redução de custos é aumentar a produtividade da equipe e agilizar processos que estejam ocupando muito tempo e estrutura. Perder minutos procurando um prontuário, confirmar consultas via

telefone em vez de utilizar SMS e Whatsapp ou, ainda, fazer cópias e mais cópias de exames sáo despesas que podem facilmente ser evitadas. Um simples software, com mensalidade de sessenta reais, pode acabar com todo esse desperdício.

VBuffon Gestão Colaborativa em Saúde

Vinícius Bortoli Buffon

CRF/RS 9037 . CRA/RS 41529

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados