(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Fotoenvelhecimento Entenda o que é e como evitá-lo


Notícias
22/06/2017
Fotoenvelhecimento Entenda o que é e como evitá-lo

A pele envelhece de causas naturais (intrínseco ou cronológico) sendo determinado por fatores genéticos, hormonais, imunológicos e psicológicos, por influência de fatores externos (envelhecimento extrínseco) tais como o consumo excessivo de álcool, cigarro, estresses, poluição, alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas que aumentam os radicais livres (moléculas instáveis produzidas pelo corpo) e pela exposição solar (fotoenvelhecimento).

A exposição ao Sol tem efeito cumulativo. O dano causado pelos excessos cometidos na infância e na adolescência só serão percebidos depois de muito tempo. Estima-se que recebemos 80% de toda a radiação solar da vida até os 18 anos.

Ao nos expormos ao sol estamos sujeitos a radiação ultravioleta (UVA e UVB) e infravermelho.

A radiação UVA está presente durante o ano inteiro, atingindo a pele, praticamente da mesma maneira, tanto no verão como no inverno sendo a mais associada ao fotoenvelhecimento, porque penetra mais na pele (derme) danificando as estruturas das fibras de colágeno e elastina produzindo anomalias cicatriciais. Está presente nas câmaras de bronzeamento e é responsável pelo bronzeado, manchas e rugas da pele.

A radiação UVB é abundante entre 10h e 16h, pode deixar a pele vermelha, produzindo queimaduras e aumentando o risco ao câncer de pele. A UVB é 90% absorvida pela camada de ozônio, logo apenas 10% chega a Terra e atinge a nossa pele ajudando na produção de vitamina D.

O infravermelho é o que provoca a sensação de calor e também contribui para o envelhecimento.

A prevenção do fotoenvelhecimento deve iniciar-se desde a primeira infância com medidas simples e pontuais:

• Não se expor ao sol entre as 10h e 16h;

• Aplicar protetor solar (mínimo FPS 30) mais de uma vez ao dia;

• Ter um estilo de vida saudável e uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, como frutas cítricas e vegetais verde-escuros.

O tratamento (clínico, nutracêutico, estético e/ou cirúrgico) dos danos estruturais da pele, produzidos pelo envelhecimento, deve ser abordado de forma ampla e individualizada.

Rocha e Franciosi

Dr. Luiz Cláudio O. Rocha - Médico | CRM/PR 21263

Daiane M. Franciosi Rocha - Fisioterapeuta | Crefito 122297-F

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados