(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  A importância de bons profissionais de saúde pra você e seu bebê


Notícias
02/10/2017
A importância de bons profissionais de saúde pra você e seu bebê

O médico obstetra é aquele profissional da Medicina que acompanha a mulher em gestação. A palavra “obstetra” vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa "ficar ao lado de". Por isso, o obstetra é, literalmente, alguém que fica do lado, que ajuda no parto.

A atuação do obstetra começa bem antes do parto, devendo toda mulher que deseje engravidar, procurá-lo o mais cedo possível para que se possa identificar e sanar prováveis riscos à gravidez e à gestante.

O médico obstetra é considerado o Médico da Mulher, pois ele é responsável pelas orientações relacionadas à sua saúde. Esse médico dá conselhos pré-gestacionais e acompanha a saúde do feto, o que permite identificar anormalidades precocemente e possibilita intervenções terapêuticas ainda no útero.

O trabalho de prevenção é realizado durante o Pré-Natal e tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna. O objetivo da Assistência Pré-Natal é orientar a mãe quanto às modificações no organismo, modificações de hábitos alimentares e físicos, impedir que a paciente fique anêmica, orientar a mãe para um parto mais humanizado e uma gravidez saudável.

O obstetra deve alertar sempre as futuras mães quanto as doenças que possam afetar ela e o bebê, principalmente doenças como a Rubéola e a Toxoplasmose que podem causar problemas de visão, distúrbios de desenvolvimento, má-formação e até mesmo o aborto.

É muito importante que o obstetra e a gestante tenham uma boa relação e confiança mútua para facilitar os exames e os encaminhamentos de uma gravidez. Entre os principais exames utilizados podemos citar: Ultrassonografia, Dopplerfluxometria, Cardiotocografia e exames laboratoriais maternos, os mais importantes são as sorologias que visam identificar a presença de agentes infecciosos como vírus, bactérias ou protozoários. São esses exames: Tipagem Sanguínea, Hemograma Completo, Rubéola, Toxoplasmose, Hepatite B e C, Citomegalovírus, Sífilis, HIV, Mononucleose, Glicemia, Exame de Urina e Fezes que ajudam a diagnosticar e tratar as patologias mais comuns QUE PODEM OCORRER durante a gravidez.

Você e seu filho merecem exames de qualidade e com agilidade

Santa Clara Laboratório de Análises Clínicas

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados