(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Prevenção do Câncer


Notícias
19/12/2017
Prevenção do Câncer

O Conceito de Prevenção em saúde são ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco de enfermidades, sendo o foco a doença e os mecanismos para atacá-la.

Ao contrário do que muitos pensam que a carga genética que temos define o risco de termos câncer um dia, incorre num erro muito comum.

Na verdade diariamente somos expostos aos principais fatores de risco para o surgimento do câncer - os fatores ou agentes externos.

De acordo com nossos hábitos de vida, vícios e alimentos que ingerimos, há a interação entre esses fatores e assim aumentamos a chance de que em algum momento, em nossa vida, tenhamos câncer.

Como Prevenir?

A primeira maneira de prevenir o surgimento do câncer se dá a partir do momento em que assumimos algumas atitudes de vida como:

• Praticar exercícios físicos;

• Alimentação saudável (evitar alimentos gordurosos, excessivamente salgados, defumados, embutidos e enlatados);

• Evitar o tabagismo;

• Evitar o abuso do álcool;

• Evitar o contato com produtos químicos e agrotóxicos sem proteção adequada (epi’s);

• Evitar exposição excessiva ao sol;

• Evitar a promiscuidade sexual.

Rastreamento

Câncer de Próstata - Apesar de ser controverso o rastreamento, o mais adequado é o rastreamento a partir dos 50 anos com PSA (exame de sangue) + toque retal. Com histórico familiar positivo ou em pacientes negros esse rastreio deve iniciar aos 45 anos.

Câncer de Mama - Realização de mamografia anual a partir dos 40 anos. Seu benefício real está na faixa entre 50-74 anos de idade.

Câncer de Colo Uterino - O rastreamento com papanicolaou deve ser iniciado assim que a mulher iniciar sua atividade sexual, anualmente. Após os 30 anos, mulheres com 3 exames negativos podem espaçar este seguimento para 3 anos. Com a disponibilidade da vacinação contra o HPV, as mulheres devem ser vacinadas entre 9 a 13 anos, com tempo de proteção ainda desconhecido exatamente. Mulheres em outras faixas etárias podem realizar a vacina, porém esta só protegerá a mulher de tipos que ainda não teve contato.

Câncer de Pele - Exame clínico frequente em pacientes com pele clara, exposição excessiva ao sol, história pessoal ou positiva para câncer de pele.

Câncer de Cólon e Reto - Realização de colonoscopia aos 50 anos de idade, caso exame esteja normal, outro aos 60 anos. Caso o exame colonoscópico não seja possível, realiza-se a pesquisa de sangue oculto nas fezes anual e/ou retossigmoidoscopia a cada 5 anos.

Câncer de Pulmão - Realização de tomografia computadorizada de tórax anual em pacientes fumantes ou ex-fumantes.

Câncer de Cavidade Oral - Inspeção da cavidade oral em pacientes alcoolistas e tabagistas.

Câncer de Testículo - Autoexame e exame clínico. Pacientes com o chamado “testículo retido” tem maiores chances de evolução para Câncer de Testículo que a população em geral.

Vinicius Negri Dall’Inha

Cirurgião Oncológico – CRM/SC 15904 RQE 13771 / 13770

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados