(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Rinite Alérgica - Você sabe o que é?


Notícias
19/12/2017
Rinite Alérgica - Você sabe o que é?

O nariz é um dos componentes das vias respiratórias. Na verdade, é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.

Rinite é uma inflamação da mucosa nasal, que caracteriza-se por sintomas como obstrução nasal, coriza, espirros repetidos, prurido e diminuição do olfato. A rinite alérgica pode ocorrer sazonalmente ou durante todo o ano.

A rinite alérgica e a asma muitas vezes coexistem, devendo sempre ser realizada espirometria nos pacientes com diagnóstico definitivo de rinite, para descartar asma associada e iniciar tratamento combinado para ambas às doenças o mais breve possível, evitando crises e obtendo o controle da doença.

A rinite sazonal é a forma mais frequente, associada diretamente com alérgenos, ocorrendo principalmente na primavera, devido à polinização e ao clima.

As causas de rinite perene não alérgica incluem infecciosa, vasomotora, induzida por fármacos (Ex. aspirina, ou induzida por AINE) e rinite atrófica.

Sinais e Sintomas

Os pacientes apresentam coceira (no nariz, olhos ou boca), espirros recorrentes, coriza e congestão nasal. A rinite é uma complicação frequente. Também podem ocorrer episódios de tosse e chiado no peito, em especial se a asma também estiver presente.

Diagnóstico

Quase sempre, pode-se diagnosticar a rinite alérgica com base apenas na história do paciente. Não há necessidade de testes diagnósticos rotineiros, a não ser que o paciente não melhore com o tratamento usual, nesse caso, testes cutâneos que constatem alergia a pólens (rinite sazonal) ou ácaros, baratas, pelos de animais, bolores ou outros antígenos (rinite perene) podem ser utilizados para orientar o tratamento adicional.

Tratamento

1- Solução fisiológica intranasal, muitas vezes esquecida, ajuda a mobilizar secreções nasais espessas e hidratar membranas mucosas nasais;

2- Corticoides nasais mais anti-histamínicos orais;

3- Imunoterapia ou vacina para rinite pode ser mais eficaz para a forma alérgica sazonal que para rinite alérgica perene, é indicada quando: • Os sintomas são graves; • O alérgeno não pode ser evitado; • O tratamento medicamentoso não ameniza os sintomas da doença.

A Humanitá Pneumologia em parceria com a Clínica de Vacinas Doce Gotinha disponibilizará, em breve, vacinas para tratamento da Rinite Alérgica (Imunoterapia).

Dr. Alisson Rodrigues

Medicina Interna | Pneumologia - CRM/SC 15383 | RQE 10517

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados