(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  O que é colonoscopia?


Notícias
19/12/2017
O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, em imagens coloridas que podem ser gravadas. Feito através de um endoscópio inserido pelo ânus, que verifica a existência de lesões nas paredes intestinais.

Esse procedimento torna possível a prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos e identificar lesões em estágios iniciais, permitindo remover amostras de lesões suspeitas que são enviadas para análise (biópsia).

O exame é realizado através de um endoscópio chamado colonoscópio. O aparelho passa pelo reto e pelo intestino grosso, até chegar na porção distal do íleo, ou seja, a parte final do intestino delgado. Esse colonoscópio possui uma câmera na ponta, que mostra o interior do órgão em uma tela, onde o médico pode examinar o estado das paredes intestinais.

Em geral, o exame é realizado sob sedação. Assim, assegura-se de que o paciente não sinta desconfortos durante o processo, além de torná-lo mais colaborativo. Trata-se de um procedimento seguro que não necessita internação, na maioria dos casos.

Este exame deve ser realizado por médico devidamente treinado, com curso de especialização na área de endoscopia, sendo o médico especializado nesse exame chamado de colonoscopista.

O método tem basicamente duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal.

Na primeira situação, a colonoscopia é indicada pelo médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal. Uma das queixas mais importantes para indicação de uma colonoscopia é o sangramento anal. Neste caso, o médico deverá avaliar com cuidado o quadro clínico, considerando fatores como idade e história familiar de câncer de intestino grosso. Além disso, antes de ser indicada uma colonoscopia de investigação, o paciente deve ser adequadamente examinado, incluindo o exame proctológico com toque retal.

Na segunda situação, o exame é realizado para rastreamento, ou seja, para detecção de uma eventual lesão em um indivíduo que não tenha nenhuma queixa. Essa indicação se baseia no conhecimento que hoje se tem do processo de desenvolvimento do câncer de intestino. Os tumores malignos de intestino, em sua maioria, se desenvolvem a partir de lesões precursoras benignas, chamadas de pólipos, o que pode ocorrer ao longo de um período de anos. Existe, portanto, um intervalo de tempo em que se pode, através da colonoscopia, detectar e retirar um pólipo antes que este tenha a chance de se tornar um tumor maligno. Com isso estaremos fazendo efetivamente a prevenção do câncer colorretal.

De acordo com as principais sociedades científicas de Coloproctologia, toda a pessoa assintomática deve se submeter a alguma forma de rastreamento do câncer de intestino aos 50 anos de idade. Apesar de existirem outras modalidades de exame (pesquisa de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia, etc), a colonoscopia é amplamente reconhecida como o método mais eficaz de rastreamento. Idealmente, portanto, a colonoscopia deverá ser oferecida a todos os indivíduos acima desta faixa etária.

Devemos ressaltar, no entanto, que para indivíduos que tenham na família casos de câncer de intestino grosso a colonoscopia pode ser necessária antes dos 50 anos de idade. Nestes casos, o momento certo de realizar o exame deve ser orientado pelo médico, considerando fatores como a idade e o número de parentes que tiveram câncer de intestino.

O exame deve ser requisitado em caso de:

• Dores abdominais de causa desconhecida;

• Sangramento intestinal;

• Diarreia ou constipação crônica;

• Exame de sangue oculto nas fezes com resultado positivo;

• Investigação de anemia ferropriva;

• Suspeita/investigação de câncer de cólon;

• Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografias e ultrassonografias;

• Acompanhamento de pacientes que tiveram pólipos removidos previamente.

A colonoscopia é um exame seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças do intestino grosso.

Dr. Luiz Felipe Pfeifer

Coloproctologia | Colonoscopia

CRM/SC 15.781 | RQE 14.988

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados