(49) 3621.2810

Você está em: Início  Notícias  Cirurgia de Cataratas com Implante de lentes Intraoculares Multifocais


Notícias
16/01/2018
Cirurgia de Cataratas com Implante de lentes Intraoculares Multifocais

O olho humano possui uma lente transparente chamada cristalino, que está localizado atrás da pupila. É o cristalino que foca as imagens na retina e permite ver nitidamente os objetos que estão próximos ou distantes, pois é uma lente multifocal.

A catarata é a opacificação e perda de transparência do cristalino, que provocam visão baça ou mesmo cegueira. Cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos apresentam algum grau de catarata. Não existe qualquer medicamento eficaz e capaz de evitar o aparecimento ou a progressão da catarata. A cirurgia com a extração do cristalino opacificado e implante de uma lente intraocular é o único tratamento apropriado para a diminuição da visão ou cegueira provocada pela catarata.

Até pouco tempo, as lentes intraoculares que se utilizavam com sucesso após a extração da catarata, eram lentes monofocais. Assim, se a pessoa enxergava bem de longe sem óculos precisava de óculos para ver de perto e para ler. Se enxergava bem de perto sem óculos, precisava de óculos para ver à distância.

O implante de lentes multifocais proporciona ao paciente mais qualidade de vida, já que pode permitir a prática de atividades comuns, como: ler um livro ou cardápio de restaurante, dirigir ou praticar esportes, sem a dependência do uso de óculos. Segundo estudos clínicos, a maioria dos pacientes que implantaram este tipo de lente deixaram de utilizar óculos em suas atividades diárias.

Outro benefício da lente é a proteção contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e da luz azul, que podem prejudicar a visão, em função do filtro amarelo utilizado na lente. No entanto, as multifocais são as mais indicadas por permitirem a correção total da visão (tanto para longe quanto para perto) e serem capazes de promover a independência definitiva à maioria dos pacientes que antes utilizavam óculos.

As lentes multifocais não podem ser utilizadas em todos os pacientes operados de catarata, pois devem ser excluídas as pessoas com doenças na retina, algumas patologias oculares, astigmatismo e no caso de cirurgia complicada.

Cerca de 50% das pessoas operadas de catarata se beneficiam da utilização de lente multifocal, uma vez que possibilita uma boa visão ao longe e ao perto sem óculos melhorando a sua qualidade de vida.

Clínica Cirurgica de Olhos

Dr. Marcelo Luiz Kureski - Oftalmologista

CRM/PR 12703 / CRM/SC 8294 / RQE 934

Fonte: Revista SOS Saúde

(49) 3621.2810

revistasossaude@hotmail.com

Rua Almirante Barroso, 1151 - Centro
São Miguel do Oeste, SC

Mapa de localização

Revista SOS Saúde © Todos os direitos reservados